Saturday, February 23, 2002

It tastes so nice... I mean choosing, even when you chose something you can't immediatly identify with, it's coming from within you, somewhere (maybe deep - the more unexplainable choices come from deeper within?), just feeling confortable with your choices values them.
Have you ever fallen in love with someone without ever seeing, beeing with or talking with that person? Falling in love before there is a reason to? Well ... just turn the love machine back on again.
I'll be with the giants over the corner of this disco, "man it's so loud in here" (Man, It's So Loud In Here, They Might Be Giants).
Even though "there's no where to place anything" I've got something to place on my bed, I just need to get it from this chair I'm seating on into the bed...

(blurry... but not fadding)

Friday, February 22, 2002

There are times when I miss the unrealistic feelings of an unexperienced lover dealing with a girlfriend for the first time.
"When you record a moment you also record the death of the moment."
Les Carlson on "Camera" (click to watch this short film and others online), Written and directed by David Cronenberg

Wednesday, February 20, 2002

"In your early 20s, no longer the free teenager, you may reminisce about friends that you can't seem to find anymore; while in your late 20s, living in an empty apartment, sometimes the thing closest to your heart isn't a human being. "
Jim Steed (http://www.fakejazz.com/reviews/2001/rhp.shtml) on a music review about Wop-A-Din-Din by Red House Painters
"The thing to remember about love affairs," says Simone, "is that they are all like having raccoons in your chimney. ... We have raccoons sometimes in our chimney ... And once we tried to smoke them out. We lit a fire, knowing they were there, but we hoped that the smoke would cause them to scurry out the top and never come back. Instead, they caught on fire and came crashing down into our living room, all charred and in flames and running madly around until they dropped dead." Simone swallows some wine. "Love affairs are like that," she says. "They all are like that."

-- Lorrie Moore, in Birds of America
"How soon is now?"
For you it's about half a second before because that's the time you take to percieve reality with conscience and not instinct. (own quotation)
Um mail enviado ao Professor Luis Caires em ponderação da situação criada pela crítica aos atrazos no lançamento de notas da cadeira de Compilação. Divergência para questões mais globais que se prendem com o ensino.

Viva,

Acho que o Professor fez bem em enviar esta resposta para a ML. Antes mesmo da nota sair, enquanto ainda estou com o speed dos exames ;P, quero comentar sobre 2 pontos que se prendem nesta história. Antes queria só dizer que acho natural a atitude do nosso colega e num mail indentificado ele não iria poder dizer o q lhe ia na alma n é? (Por alguma razão muitos autores, p. ex. poetas, utilizam pseudónimos para obras mais pessoais, se bem que alguns deles fossem dependentes do aconselhamento psicológico que aconselhou para o nosso colega, mas isso é outra história)

Bem, os 2 pontos que queria comentar é que na experiência que temos tido consigo como Professor acontece muitas vezes definir um prazo e depois estende-lo e isto acontece "both ways", nos nossos e nos prazos q impõe a si mesmo para a correcção de um trabalho ou assim. Para o nosso lado, em termos pedagógicos, compreendo que trás maior motivação (muitos trabalhamos melhor com a pressão de 1 data próxima), se bem que possa eventualmente desmotivar alunos que não lidem bem com essa pressão ("em dois dias não vou conseguir pegar nisto tudo, fica para o ano", e depois o prazo é estendido). Quando as datas se aplicam à previsão de lançamento de notas ou por exemplo lançamento de enunciados (como aconteceu em LP2) os resultados são um pouco diferentes, e julgo que é nesse contexto que surgem este tipo de críticas. Agora não costumo fazer isso, mas há uns tempos definia para mim mesmo datas muito curtas que não tinha a certeza de conseguir cumprir, quando isso envolvia outras pessoas comecei a ter problemas e deixei de o fazer. Não sei se lhe acontece o mesmo, acredito mesmo que tenha outro tipo de razão mais ponderada mas talvez fosse bom partilha-la connosco.
O efeito negativo que pode ter lançar as notas mais tarde do que se espera (acho que era este o 2º ponto) acho que se manifesta sob várias formas: maior ansiedade (há pessoas que não lidam nada bem com estas épocas e não receberem as notas pode piorar bastante a situação e degradar a performance no estudo e na execução de exames por falta de confiança entre outras coisas - isto só para explicar pq acho importante a ansiedade), a necessidade de estudar a cadeira para um exame de recurso para melhorar por exemplo um 8 que se tornava por exemplo num 12 com a nota do trabalho pode colidir com o estudo das muitas outras cadeiras, etc.

Como experiência pessoal acho que podia ter aprendido muito mais e ter ficado a gostar mais das áreas de estudo das cadeiras leccionadas por si se tivesse havido um maior empenho da sua parte. Lembro das aulas de LP2 em que o estilo de ensino, pelo menos em algumas aulas, me parecia muito bom e me cativou para compreender com facilidade determinadas questões.
Posto de outra forma, acho que o Professor é uma pessoa com a capacidade de ensinar e permitir aos alunos tirar grande proveito, transmitindo-lhes motivação, se ponderar um pouco mais as metodologias e a implementação das mesmas (por exemplo: questões como os pequenos detalhes que não batiam certo dos acetatos e talvez pudessem ter sido corrigidos numa tarde).
Contudo temos que compreender os vários elementos do meio em que se insere o ensino e a vida académica e os problemas que se terão que enfrentar do seu lado para por em prática uma boa forma de ensino (que penso é um dos seus objectivos).
Por outro lado acho que também é necessário feedback e empenho dos alunos para motivar um Professor a dar boas aulas.

Quanto à mailing list o aproveitamento poderia ser talvez melhorado se os vários elementos envolvidos dedicassem um pouco mais de tempo a ela. Em vez de enviar dúvidas mal colocadas (a mim acontece-me um pouco isso) ponderar um pouco mais sobre o assunto e enviar uma dúvida melhor formulada que a tornaria mais fácil de responder (ou quem sabe às vezes, depois de pensar melhor no assunto, até já a resposta da própria dúvida - tb há que partilhar ;) ). Pela parte dos Professores se calhar também era importante quem sabe enviar para lá (fwd) respostas a dúvidas particulares de alunos, etc. Não sei se a Paula Mangas está a fazer a cadeira mas parece-me que não, e julgo que ela tem efectuado 1 pouco algum do papel que cabe aos Professores, o que é bom visto haver alguém que se preocupa e está a fazer um bom trabalho de livre vontade, o que é de louvar, mas pode não ser suficiente. Claro que para tudo isto é preciso tempo que às vezes não há...

Se o empenho das partes envolvidas for o melhor que cada um puder fazer ou perto disso acho que ninguém irá encontrar fundamentos válidos para razões de queixa (utopia?).

Bom, desculpe lá este mail enorme mas como o exame não me fez escrever muito devo ter ficado a precisar de o fazer noutro contexto. Hehe

Cumprimentos,
Tiago Dias

P.S.: Não envio o mail para a ML, prefiro deixar ao seu critério se acha que vale a pena fazer isso ou não porque nem sequer tive tempo de o reler, foi só uma versão escrita de alguns pensamentos e principalmente opiniões que fui formando... Pode ser que ajude (alguém) em alguma coisa.

Desejo-lhe um bom descanso, pelo menos algum, até ao próximo semestre. Até breve.
"Just an ordinary woman,
Beautiful, dangerous, unforgettable
Just an ordinary woman,
An angel that's like a devil
or a devil that's like an angel."
Faye Valentine's words on Julia (Cowboy Bebop)

"Do not fear death
Death is allways by your side
When we show it our fear, it will arrive faster than light
If you are not afraid, it will be on your side gently to protect you."

"Hunger is the best sauce"

Please don't wake me from the dream until I've seen everything.

"YOU'RE GONNA CARRY THAT WEIGHT."

As I watched Cowboy Bebop finale I reallized this is among the best japanese animation series I've seen. Style is superb, storyline is varied, inteligible and inteligent.

Tuesday, February 19, 2002

See ya
Space Cowboy... ;)
4:45 AM Freezing outside, I'm laying flat, watching Eyes Wide Shut for the second time, viewing it from a completely different perspective (I've changed during the last 1 1/2 year). The recording comes to a break, I stop it and get up. I'm willing to walk around a little digesting... the light coming from my small porch over Almada calls for me, actually it was the noise from the wind, making a light pole move back and forward a little, still it doesn't matter, something attracted me outside for a perfect moment. The space filled with cold air moving softly, a little noisy, it all came in contact with me there in my little porch from where I see most of the city, river Tagus and it's South margin down to Arrábida. The smell was also very particular, a smell of the night, humid, making me remember nights I spent talking outside, shivering. I started shivering to, I don't know if from the sudden fear I got when I understood how much that space was pulling me outside, into the cold air. Everything came so close for a few seconds, all under my eyesight. No music could describe this moment, the clacking noise of the windy was just perfect. I stood there for a few minutes, thinking, talking out loud probably, I looked down again over the light pole that was mostly the cause of me being there to see it still again, the noise had stopped, and so as I was drawn outside, along with all my though, I was drawn back in, thoughts and all. These are the moments in life, I just wanted to share it with you and with myself for a future reading.

Sunday, February 17, 2002

Há pessoas para quem o sexo devia ser como a picada das abelhas, podiam fazer uma vez na vida e depois morriam...
Dúvida 1: Porque é que o Javacc usa LL(k) em vez de LALR(k)?
Gosto de lounge, andei 1 bocado do dia a ouvir de tudo o que batia às portas daquilo que poderia ser o elevador do centro comercial mais perto. Depois atirei um bocado para os lados lounge da house, ainda ouvi outra dos Royksopp, hã?! 2 no mesmo dia é obra ;P (algures no live365.com). Lembrei-me também dos Lounge Against the Machine (a orquestra que toca com o Richard Cheese no álbum do mesmo nome) e tive que explorar um pouco mais do que me tinha passado pelos ouvidos vindo da rádio já há muito tempo.
Não me lembro de ouvir versões com este calibre de originalidade... está no mínimo cómico. I'm sure it'll make you feel good, it did it to me. In just 1 minute you can get a whole new perspective into some of modern day youth favorite songs... buy it now from amazonia.com, it's less than 5% of the currently applying minimum wage in Portugal.

By the way, nice intro into Creep. ;) I'm a radiohead too sometimes.
Here's one for the ladies:

"Rape me
Rape me my friend,
Rape me,
Rape me again.

I'm not the only one

Help me,
Do it, and do it again.

Waste me,
Rape me, my friend.

*Chorus*

My favorite inside source,
I'll kiss your open sores,
Appreciate your concern
You'll always, stink, and born.
*Chorus*

Rape me"


... do álbum Lounge Against the Machine do Richard Cheese (marque-o para actuar no seu casamento).