Friday, September 11, 2009

Os Sócrates e a construção civil



Estas são imagens de um marco negro sobre a encosta da Serra da Estrela ocupada pela cidade da Covilhã.

Trata-se da Torre de Santo António, na Covilhã, mais conhecida por "Mamarracho da Covilhã" ou "Torre de Pisa" (devido à inclinação). Projectada pelo pai do primeiro-ministro José Sócrates.

"Este é um dos edifícios votados para as sete aberrações de Portugal.
A história não deixa de ser curiosa e a escolha parece ter legitimidade, afinal salta à vista o choque entre o prédio em questão e a paisagem à volta.
A torre de Santo António data de meados dos anos 70 e tem cerca de 20 andares. Faz parte de um projecto de habitação do arquitecto Pinto de Sousa, pai do actual primeiro-ministro, José Sócrates. O projecto previa a construção de mais dois prédios do mesmo estilo, com áreas comerciais e estacionamento. A obra não avançou devido a falências e desde então tem-se falado tanto em demolição como em recuperação.
O interessante neste prédio é que do 7º ao 12º andar os apartamentos estão praticamente acabados, com loiças e janelas nas casas-de-banho, alumínios, vidros duplos, equipamento de videovigilância, elevador com motor (que chegou a funcionar) e chão pavimentado. No último andar estava previsto um restaurante panorâmico com vista para a Cova da Beira.
O projecto de Pinto de Sousa visava incluir mais dois prédios de sete andares que em conjunto com o único construído fariam a forma de um T invertido. Por enquanto a Torre de Sto António mantém-se solitária e inacabada, condição de há 30 anos."

In As 7 Grandes Aberrações de Portugal

Pois é, e continua lá, a pairar sobre a cidade. Ainda esta semana a vi um par de vezes enquanto por lá andei. Bom, ao menos que a abécula do filho do autor desta outra abécula deixe de pairar pelo resto do país. Estou certo que o pai de bom grado lhe cede um dos andares cimeiros para um regresso em grande à Beira depois da derrota legislativa. Pode ser que isso lhe atenue um pouco a queda das alturas, ou pode ser que não, enfim, a Covilhã fica apenas a uns 700 mts de altitude, mesmo contando com uns 50 mts da dita torre ainda faltam alguns Kms para chegar à altitude das nuvens...