Saturday, December 05, 2009

Más línguas

Rodrigo Leão, o Pancho Guedes da música.
Last.fm: "you can still hear our music if you pay or if you live in a very rich country"

Tuesday, December 01, 2009

Degustação de delícias seleccionadas da animação, colheita de 2009

De facto a selecção feita pelo Cinanima da colheita de 2009 não poderia ser melhor e mais deliciosa.

Foi ontem, num intervalo de uma noite fria e molhada, num grande auditório da Culturgest completamente apinhado, que Lisboa pode ver parte dos filmes premiados no fortíssimo festival de Espinho.

Entre vários aperitivos nacionais e internacionais em estilos bastante distintos agradou-me especialmente o paladar jeune da curta Francesa Gary, disponível aqui na íntegra:




O sabor de África também esteve presente em Madagascar - Carnet de Voyage, trazido por uma animação Francesa de técnicas mistas derivadas sobre o tema das colagens sobre um livro de viagens. Uma lufada muito fresca no panorama da animação apresentado, em especial agradaram-me os vários trechos 3D num estilo aguarela, a forma como consegue capturar momentos que parecem reais irradiando pura nostalgia e a banda sonora também muito interessante.


A degustação atingiu o auge do paladar e da doçura com uma simples e improvável história para crianças em que candura da animação está em perfeita sintonia com a da história. A banda sonora é marcada por uma inspiração mais animada do compositor Max Richter, autor de composições tipicamente lânguidas que muito me recordam o pós-rock. Lost and Found, ou como passar de Lost a Found:




Red-End and the Seemingly Symbiotic Society veio em jeito de digestivo para rematar uma noite de delícias. Extremamente ácido, trata-se de uma coreografia acelerada em que uma sociedade industrial de insectos emula o que pode ser uma súmula da nossa sociedade auto-destrutiva pós-industrial. A diferença, representada pelo vermelho nesta curta, é a forma de evitar a auto-destruição, digamos que é na diferença é que está a sustentabilidade (o conceito de requisite variety aqui revistado). Muito marcado pela banda sonora de Phantom Frank temos desde remixes até pequenos elementos de músicas dos Beatles.