Wednesday, July 08, 2009

Depois da imagem de espelho Londrina sobre os sons da Sierra Leone, este fim-de-semana foi de mistura, com especial destaque para outros sons quentes, um pouco mais a Norte do que a Sierra Leone e ouvidos um pouco mais a Sul, já entre os arvoredos da Serra da Arrábida:




Foram os Tinariwen, têm origem nos anos 70, no seio de rebeliões Touareg no Norte de África e estão actualmente baseados no Mali. Fizeram parte do cartaz do primeiríssimo Arrábida World Music. A sua música tem um carácter hiptonizante e congrega elementos de melancolia, alegria e resistência. Mais formalmente encontra-se uma forte estrutura étnica dos povos Tuareg e da cultura árabe, envolta numa base jazzística contemporanea. O resultado é um som cativante e psicadélico, extremamente envolvente, tal vento quente do deserto passadas algumas horas do pôr-do-sol.

Thursday, July 02, 2009

Ritmos deliciosos vindos dos subúrbios Londrinos numa noite de chuva quente



Eles são A.J. HOLMES & THE HACKNEY EMPIRE e fazem música por um lado revivalista, quente, com raízes Africanas e por outro lado, refrescante, descontraída, com elementos de electrónica que chegam a ser algo cómicos e de paródia.

Friday, June 26, 2009

Um tema um pouco mais comercial do que costumo tolerar, que me entrou pelos ouvidos a dentro e já não sai:



E à falta da sessão de relaxamento com taças tibetanas e outros instrumentos que costumo fazer à sexta estou a apreciar imensamente este um pouco mais cedo do que é normal:

Monday, June 22, 2009

I fell in love the moment I heard her Nico - The fairest of the seasons.

Tuesday, June 16, 2009

As meninas da electrónica soft, dos riffs loopados, dos loops riffados, e, ocasionalmente, da música de cozinhar estão de volta.

"Still Night, Still Light", talvez um título a antever as noites cheias de luz que se podem apreciar nas latitudes mais a Norte por estas alturas de equinócio solar.



"Still Night, Still Light" não vem decepcionar quem já gostou dos álbuns anteriores. Trás novamente composições de dois coros simultâneos, o das teclas e o das vozes. Os temas continuam também a oscilar entre uma felicidade contida mas bem vincada e uma nostalgia permanente. Alguns temas são mais naturais e soam mais acústicos que nunca, é disso exemplo a doce e curta "Take me as I am".
Em "Tell Me" começam com um intro longo, instrumental, minimal, que cresce para ter um ritmo electrónico e para um refrão melódico. Igualmente de forma progressiva é introduzida a voz que narra uma utopia. Fá-lo com uma cadência em espiral que prepara um final em crescendo instrumental: muito agradável.
Os longos intros repetem-se noutros temas: "The Last One" e "Trace a Line", mas nestes casos com uma melodia mais virada para o lado nostálgico.

Para que possam ouvir por vocês mesmos aqui fica um cheirinho (quase completo) do Still Night, Still Light:











(ou aqui)

E para não quebrar com a já instaurada tradição aqui da casa, e à falta de video-clips, ficam também não um mas dois live-clips do youtube:





Gosto particularmente da câmara tipo fish-eye deste segundo clip, faz-me lembrar algumas lomos. Também gostei da percursão natural que usam ao vivo, isso é já uma mudança que este novo álbum veio trazer às suas prestações.

Monday, June 15, 2009

A saga do bilhete para Coco Rosie

Pois é, ontem já tarde, ia eu pegar nuns trabalhos que trouxe de férias, naturalmente relegados para os últimos minutos, lembrei-me de ver se faltava muito tempo para os próximos concertos.

Pois bem, foi assim que me deparei com menos de uma semana para o primeiro, Coco Rosie no CCB e com o segundo, de Yann Tiersen, já praticamente esgotado. Como ainda tinha lugares decentes para as Coco Rosie, mas poucos, decidi comprar o bilhete online, na Ticketline.

Como sempre usei o MBNet para fazer o pagamento (não tenho dinheiro, nem paciência, para estar a suportar um cartão de crédito "real" com anuidades...).

Primeira tentativa: erro: "/"... nada de bilhete e o valor tinha sido debitado do cartao.

Bem, nisto vou de sacar de um email de reclamação. A resposta prevista: "Iremos devolver o valor, não registamos a sua compra. Tente de novo.".

Segunda tentativa: erro: "/", novamente bem vermelho e novamente o valor debitado do cartão. Novo email de reclamação ("nem nos anos 90 os sites de comércio electrónico tinham este tipo de azelhices... não volto a comprar no vosso site.").

Ainda estou para ver as devoluções.

Quanto ao concerto, acabei por ter de ir a uma fnac comprar o bilhete, sem comissões, e já agora 3 eur mais barato, porque já não havia lugares de jeito na 1ª plateia.. Agora espera-se que o concerto valha a pena ;)

Saturday, June 06, 2009

É preciso ouvir e agir!
Ontem, dia 5 de Junho, foi lançando mundialmente e gratuitamente um dos melhores documentários desta década. I'm speachless!
We need to make our Home survive.



(No post original o embed do filme não estava bem feito, o Youtube n está a permitir embeds externos para este filme, mas vejam-no no Youtube)