Um mail enviado ao Professor Luis Caires em ponderação da situação criada pela crítica aos atrazos no lançamento de notas da cadeira de Compilação. Divergência para questões mais globais que se prendem com o ensino.
Viva,
Acho que o Professor fez bem em enviar esta resposta para a ML. Antes mesmo da nota sair, enquanto ainda estou com o speed dos exames ;P, quero comentar sobre 2 pontos que se prendem nesta história. Antes queria só dizer que acho natural a atitude do nosso colega e num mail indentificado ele não iria poder dizer o q lhe ia na alma n é? (Por alguma razão muitos autores, p. ex. poetas, utilizam pseudónimos para obras mais pessoais, se bem que alguns deles fossem dependentes do aconselhamento psicológico que aconselhou para o nosso colega, mas isso é outra história)
Bem, os 2 pontos que queria comentar é que na experiência que temos tido consigo como Professor acontece muitas vezes definir um prazo e depois estende-lo e isto acontece "both ways", nos nossos e nos prazos q impõe a si mesmo para a correcção de um trabalho ou assim. Para o nosso lado, em termos pedagógicos, compreendo que trás maior motivação (muitos trabalhamos melhor com a pressão de 1 data próxima), se bem que possa eventualmente desmotivar alunos que não lidem bem com essa pressão ("em dois dias não vou conseguir pegar nisto tudo, fica para o ano", e depois o prazo é estendido). Quando as datas se aplicam à previsão de lançamento de notas ou por exemplo lançamento de enunciados (como aconteceu em LP2) os resultados são um pouco diferentes, e julgo que é nesse contexto que surgem este tipo de críticas. Agora não costumo fazer isso, mas há uns tempos definia para mim mesmo datas muito curtas que não tinha a certeza de conseguir cumprir, quando isso envolvia outras pessoas comecei a ter problemas e deixei de o fazer. Não sei se lhe acontece o mesmo, acredito mesmo que tenha outro tipo de razão mais ponderada mas talvez fosse bom partilha-la connosco.
O efeito negativo que pode ter lançar as notas mais tarde do que se espera (acho que era este o 2º ponto) acho que se manifesta sob várias formas: maior ansiedade (há pessoas que não lidam nada bem com estas épocas e não receberem as notas pode piorar bastante a situação e degradar a performance no estudo e na execução de exames por falta de confiança entre outras coisas - isto só para explicar pq acho importante a ansiedade), a necessidade de estudar a cadeira para um exame de recurso para melhorar por exemplo um 8 que se tornava por exemplo num 12 com a nota do trabalho pode colidir com o estudo das muitas outras cadeiras, etc.
Como experiência pessoal acho que podia ter aprendido muito mais e ter ficado a gostar mais das áreas de estudo das cadeiras leccionadas por si se tivesse havido um maior empenho da sua parte. Lembro das aulas de LP2 em que o estilo de ensino, pelo menos em algumas aulas, me parecia muito bom e me cativou para compreender com facilidade determinadas questões.
Posto de outra forma, acho que o Professor é uma pessoa com a capacidade de ensinar e permitir aos alunos tirar grande proveito, transmitindo-lhes motivação, se ponderar um pouco mais as metodologias e a implementação das mesmas (por exemplo: questões como os pequenos detalhes que não batiam certo dos acetatos e talvez pudessem ter sido corrigidos numa tarde).
Contudo temos que compreender os vários elementos do meio em que se insere o ensino e a vida académica e os problemas que se terão que enfrentar do seu lado para por em prática uma boa forma de ensino (que penso é um dos seus objectivos).
Por outro lado acho que também é necessário feedback e empenho dos alunos para motivar um Professor a dar boas aulas.
Quanto à mailing list o aproveitamento poderia ser talvez melhorado se os vários elementos envolvidos dedicassem um pouco mais de tempo a ela. Em vez de enviar dúvidas mal colocadas (a mim acontece-me um pouco isso) ponderar um pouco mais sobre o assunto e enviar uma dúvida melhor formulada que a tornaria mais fácil de responder (ou quem sabe às vezes, depois de pensar melhor no assunto, até já a resposta da própria dúvida - tb há que partilhar ;) ). Pela parte dos Professores se calhar também era importante quem sabe enviar para lá (fwd) respostas a dúvidas particulares de alunos, etc. Não sei se a Paula Mangas está a fazer a cadeira mas parece-me que não, e julgo que ela tem efectuado 1 pouco algum do papel que cabe aos Professores, o que é bom visto haver alguém que se preocupa e está a fazer um bom trabalho de livre vontade, o que é de louvar, mas pode não ser suficiente. Claro que para tudo isto é preciso tempo que às vezes não há...
Se o empenho das partes envolvidas for o melhor que cada um puder fazer ou perto disso acho que ninguém irá encontrar fundamentos válidos para razões de queixa (utopia?).
Bom, desculpe lá este mail enorme mas como o exame não me fez escrever muito devo ter ficado a precisar de o fazer noutro contexto. Hehe
Cumprimentos,
Tiago Dias
P.S.: Não envio o mail para a ML, prefiro deixar ao seu critério se acha que vale a pena fazer isso ou não porque nem sequer tive tempo de o reler, foi só uma versão escrita de alguns pensamentos e principalmente opiniões que fui formando... Pode ser que ajude (alguém) em alguma coisa.
Desejo-lhe um bom descanso, pelo menos algum, até ao próximo semestre. Até breve.
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