Wednesday, February 13, 2008

Engraçado que depois do post de ontem, e de ouvir muitas vezes a "Neverending Math Equation" em repeat, hoje passei boa parte do dia de volta de equações de matemática no trabalho.

Só reparei na coincidência agora. O meu trabalho costuma ser tudo menos matemática. Mas nos últimos dias tenho estado a trabalhar numa forma de controlar o movimento de uma câmara de vídeo com o rato do computador. Os conceitos são simples o efeito tem de ser muito intuitivo e simples. Regras três simples faziam boa parte do trabalho. Mas não serviam para relacionar duas grandezas distintas (movimento da câmara no eixo x e alterações de zoom) onde a relação não é de proporcionalidade directa. Não era também uma relação quadrática simples. Pois bem, a solução foi obter várias amostras da relação entre as duas grandezas e interpolar os valores com um polinómio. Nada melhor do que usar o Excel e uma interpolação por Trendline.

Façam assim:
1. Coloquem as amostras dos valores a relacionar em colunas separadas no Excel
2. Coloquem o nome na primeira linha apenas na segunda coluna
3. Seleccionem todos os dados e título e criem um gráfico do tipo XY (Scatter)
4. Next says the wizzard
5. No gráfico seleccionar a linha dos dados e, com o botão direito do rato, escolher "Add Trendline"
6. Escolher a interpolação mais adequada (com os respectivos graus/períodos) e na tab Options escolher a opção "Display Equation on chart"

E *puff*, conseguimos uma equação para dados aparentemente não relacionados.

The universe (really) works on a math equation :)

No comments: